10 de setembro de 2014

Cinema e educação

"O cinema propõe outras formas de percepção e, portanto, de construção de subjetividades. Cada um constrói a sua própria percepção e pode expressá-la em ambientes que favoreçam a troca de pontos de vista. Ao conhecer o ponto de vista do outro, o meu, será, com certeza, enriquecido."


"Para Walter Benjamin, quem busca uma nova leitura, uma nova tradução, pode encontrar sempre novos sentidos que não estão transparentes, explícitos nos textos, escritos, sonoros, imagéticos, fílmicos."

"O espaço educacional pode ser um espaço de diálogo entre as dualidades do cinema – ficção e realidade, imagem e palavra. Através da experiência sensível será possível explorar os sentidos da ficção e da realização do cinema, de construção da memória imagética, e também romper com a falsa oposição entre imagem e palavra, entre cinema e literatura, entre o sensível e o inteligível."
Trechos de "Cinema e Educação: um espaço aberto", publicação do Ministério da Educação disponível neste link.

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