Brinquedos


O QUE SÃO BRINQUEDOS ÓPTICOS?

Tudo começou com pequenas brincadeiras lúdicas que desencadearam maravilhosos objetos de pesquisa e estudo.


Eles são chamados de "brinquedos" ópticos, porque tem fundamentalmente a ilusão que os olhos e a imaginação produzem.


Os dispositivos ópticos mecânicos, ou brinquedos ópticos, foram aparelhos desenvolvidos no período pré-cinema que possibilitavam ver imagens animadas sem necessariamente a utilização de energia elétrica e/ou projeção.


Estes instrumentos apresentavam a animação de forma mecânica e foram de grande contribuição para a tecnologia da animação e do cinema como conhecemos hoje. Graças a essas descobertas divertidas, podemos nos deliciar com os inúmeros programas que passam na telinha da TV*
(ou qualquer outro dispositivo)*.


Estes aparelhos foram criados independentes do cinema, o qual seus criadores ainda não podiam prever e ainda podem encantar e surpreender pessoas que nasceram depois do cinema a cores.


TAUMÁTROPO

Consiste em um disco pequeno, com um desenho na frente e outro, de cabeça para baixo, no verso, preso por duas cordas amarradas nas bordas paralelas. As cordas devem ser torcidas para um lado e depois esticadas.

Ao esticar as cordas o disco gira rapidamente e as duas imagens se fundem em uma só.


FLIP BOOCK


Brinquedo prático, barato e, até hoje, bastante popular, o livro mágico ou flipbook é o conhecido livro de fotos ou desenhos em sequência.
Passando as páginas rapidamente com a mão, vemos um movimento.Assim, vistas através das frestas, as imagens ganham movimento.Assim, vistas através das frestas, as imagens ganham movimento.A brincadeira fez bastante sucesso ao longo de todo o século XIX.



ZOOTROPO



Este brinquedo também é conhecido como Roda do Diabo, Zootropo e Roda da Vida.









FENACTOSCÓPIO
Brinquedo composto por um disco com imagens pintadas em sequência em torno do eixo e um outro disco com frestas encaixado paralelo a ele. 
Os dois discos estão presos a uma haste com um cabo. 
A pessoa segura a haste com uma mão e gira os discos com outra.





ESTROBOSCÓPIO

Aprimoramento do fenactocópio, este brinquedo consiste em um único disco com fresta abertas entre as imagens. O observador vê as imagens através das frestas com o dispositivo em frente a um espelho.
O aparelho é semelhante ao zootropo, mas, em vez das frestas acima da tira das imagens, há no centro uma roda menor, composta por espelhos. Vemos as imagens animadas na roda maior refletidas nesses espelhos da roda menor e o efeito fica mais agradável.Desenhos em sequência, feitos em tiras de papel, são montados dentro de um tambor giratório com frestas abertas na parte de cima. O observador, ao girar o aparelho, pode ver as imagens desenhadas em movimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário