10 de março de 2015

Casa-Museu de Vilar (Portugal)


Em nossa visita a Portugal, não podíamos deixar de conhecer o Casa-Museu de Vilar, um espaço inteiramente dedicado a magia da imagem em movimento, localizado em uma quinta na área  rural da cidade de Lousada.  

Idealizado e dirigido por Abi Feijó e Regina Pessoa, o Museu reúne uma coleção particular de aparelhos do pré-cinema, uma sala dedicada aos trabalhos autorais dos estúdios portugueses Filmógrafo e Ciclope Filmes e outra sala com imagens de filmes realizados por animadores e diretores internacionais. 


O Coletivo Ora Bolas pôde conhecer este autêntico espaço com visita guiada especial de Abi Feijó e experienciar outras variações e diferentes formatos de brinquedos óticos e aparelhos do pré-cinema.

O que vimos por aqui:
Muitos dos brinquedos óticos que conhecemos como Thaumatropo, Zootropo, Praxinoscópio, Fenakitoscópio, Estroboscópio e Flipbook em diferentes variações e formatos, e outros brinquedos que ainda não fazem parte de nossa coleção.

Veja o tamanho deste super estroboscópio.
Observe este aparelho, para que serve? É um aparelho mecânico que passa páginas de um Flipbook a manivela.
Lanterna mágica.


Além dos brinquedos óticos conhecidos, vimos e experienciamos outros objetos que possibilitam a ilusão de movimento ou a ilusão de ótica como: o desenho anamórfico. 

Desenho anamórfico. Uma imagem destorcida desenhada em círculo ganha forma e proporção quando vista refletida em um espelho em cone.


Na sala dedicada aos trabalhos autorais das produtoras portuguesas vimos os filmes de Abi Feijó e Regina Pessoa e imagens do processo de produção nas diferentes.

Veja este desenho feito na técnica animação em areia para o filme ´O Clandestino (1996)´ de Abi Feijó, ele é o unico desenho existente de um filme de 7´30min. Sabemos que para fazer animação é preciso fazer vários desenhos, muitas vezes milhares deles. Onde podem estar os outros desenhos feitos para o filme? Você sabe responder?

Desenho em areia utilizado no filme 'O clandestino 1996'.


A técnica de animação de areia é feita a  partir de modificações de um mesmo desenho, a cada desenho uma foto é tirada, após cada foto o ultimo desenho é modificado. Neste filme cada desenho feito na areia após fotografado foi transformado em outro e no final da gravação sobrou apenas esta imagem. 

Conhecemos ao final um pouco do estúdio onde se realizaram vários filmes da produtora e o espaço para oficinas. 
Mesa de vidro com areia.


Veja esta animação de apresentação do Casa-museu de Vilar: https://www.facebook.com/video.php?v=1411638745802117&set=vb.1403789353253723&type=2&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário