7 de março de 2015

Museu del Cinema (Espanha)

Em fevereiro de 2015, o Coletivo Ora Bolas esteve pelo mundo da animação por grandes Museus e Festivais europeus

Na Espanha, participamos do Festival Animac em Lleida, e na cidade de Girona e conhecemos a incrível coleção de pré-cinema de Tomas Mallol

Depois partimos para terra de nossos colegas, Portugal onde vimos uma autêntica iniciativa de fazer um museu-casa em uma aldeia de Lousada. 

Aqui no Blog você pode conferir um pouco do que aprendemos nesta viagem:



Na região da Catalunha no município de Girona está situado o Museu del Cinema, uma das maiores coleções de aparelhos e documentos do pré-cinema da Europa.


Entre objetos, acessórios, imagens, livros e revistas somam-se aproximadamente 20.000 peças pertencentes a coleção de Tomàs Mallol.

 Coleção de diversos modelos de lanternas mágicas

O colecionador dedicou-se 30 anos pesquisando e adquirindo material relacionado ao pré-cinema que hoje pode ser divulgado e compartilhado para estudantes, pesquisadores e outros entusiastas do assunto.
O Coletivo Ora Bolas foi conferir esta incrível reunião de peças que muito acrescentaram a nossa pesquisa e a continuação do nosso trabalho levando este conhecimento a outros grupos. 

Começando pela sombras chinesas a coleção apresenta vários bonecos originais da Índia e China e repercussões posteriores desta temática como o Miniature Shadow Theater, este é  mais uma forma de brinquedo que no século XIX foi produzido e comercializado para o público infantil.

O brinquedo é um pequeno palco com bonecos feitos de papel em recorte para as crianças criarem suas próprias histórias com sombras animadas. 


Percorrendo a linha do tempo do desenvolvimento do pré-cinema, passamos pelas primeiras projeções com sombras, a câmera escura, a lanterna mágica, a descoberta da persistência retiniana, os brinquedos óticos e a fotografia, chegamos em fim ao surgimento do cinema. Após este consolidado, os inventores não pararam por aí, continuaram a criar maneiras de entretenimento e brincadeiras infantis utilizando as novas descobertas e tecnologias dos primeiros anos da arte cinematográfica.


Conhecemos neste Museu uma grande coleção do popular Cine NIC, uma produtora de mini projetores (cinematógrafos) para crianças, fabricado na Espanha na década de 30, eram pequenos aparelhos com a mesma tecnologia do cinematógrafo com pequenos rolos de filmes que podem ser projetados na parede.

Também vimos uma coleção de estudos e modelos de câmera escura de diferentes épocas, um deles produzido para o próprio museu o qual transforma uma sala do edifício em uma grande câmera escura. 

Observe a foto tirada da paisagem no caminho chegando ao museu e veja a imagem obtida pela câmera escura dentro da sala:

Na imagem obtida dentro da sala, podemos ver ao fundo, o mesmo prédio redondo da foto  externa ao Museu, mas a imagem capturada pela câmera está de cabeça para baixo. Porquê? Lembra como funciona a câmera escura? SAIBA MAIS:  http://www.brasilescola.com/fisica/camara-escura-orificio.htm.


Vejam quantos Cine NIC o Tomàs Mallol conseguiu colecionar.

Ao final da visita fomos a esta simpática lojinha cheia de "novidades" do pré-cinema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário